quarta-feira, 7 de julho de 2010

Tomate provençal, um penetra no churrasco


Adoro estar de volta ao Brasil, porém o churrasco como evento social nunca foi a minha praia. O churrasco é praticamente uma entidade brasileira e como o feijão com arroz, é de praxe, uma maneira prática de "alimentar" um grupo maior de convidados sempre agradando gregos e troianos. Para mim o churrasco sempre foi uma mistura de carnes em demasia, pagode tocando alto demais, pessoas pra lá de Marrakech falando besteira e tudo isso se estendendo por horas e horas e horas. Pode ser trauma de infância ou implicância da minha parte, mas eu curto uma reunião onde as pessoas possam manter uma conversa sem gritar, onde a cerveja não seja a prioridade número um e onde o cardápio não seja cem por cento carne.












Claro que há suas exceções, e uma delas é quando fazemos um churrasco mais íntimo na minha casa. Meu pai é um ótimo churrasqueiro e tem muito orgulho disso. Sua carne é sempre macia, temperada e deliciosa. A farofa com cebolas bem torradas da minha mãe é super crocante e o pão de alho na grelha com alecrim da minha irmã arrasa.





Pensei em quebrar a rotina dos acompanhamentos de um churrasco convencional aproveitando a visita de um convidado especial que por sinal é um cozinheiro de mão cheia. Por isso decidi fazer tomate provençal, que nada mais é do que tomates recheados com farelo de pão moído, queijo parmesão, ervas e colocados para assar no forno. Quando tomates são assados eles se tornam macios e suculentos e o recheio de pão bem crocante e dourado. É um ótimo acompanhamento para um churrasco por ser bem úmido, colorido e o tomate sendo uma fruta é também uma opção bem mais leve.










tomate provençal

4 tomates, cortados ao meio, limpos e sem sementes
5 pães de forma sem a casca, cortados em cubos grandes
1 colher de sopa de orégano ou tomilho
2 colheres de sopa de queijo parmesão
2 colheres de sopa de azeite
salsinha a gosto, picada
sal e pimenta a gosto


Pré aqueça o forno a 180 graus. Coloque os tomates com a parte cortada para cima em uma assadeira forrada com papel manteiga. Salpique com sal e pimenta do reino. No multiprocessador coloque o resto dos ingredientes, tempere com sal e pimenta do reino e bata ate os pães ficarem bem esfarelados como uma farinha de rosca grossa. Recheie a parte de cima dos tomates com a mistura de pão e asse por 45 minutos. Salpique com a salsinha picada. Serve 4.





Share

Um comentário: