quinta-feira, 15 de julho de 2010

Peras cozidas no melado



Desde que eu voltei ao Brasil eu tenho paquerado vários livros de receita. Se você cozinha então deve ter a mesma adoração por bons livros de culinária como eu. Mas o que é um bom livro de receita? Na minha opinião ele deve ter receitas que fogem do padrão, usar ingredientes que não sejam impossíveis de achar e é claro usar da fotografia para instigar a vontade de se fazer um prato. Acho tão triste um livro de gastronomia sem foto que deixo de comprar um por não ter uma boa produção gráfica mesmo quando as receitas são de boa qualidade. A frase que diz que primeiro comemos com os olhos é batata. Como poderíamos visualizar a caramelização dessas peras sem as fotos? A cor marrom e o brilho da foto nos transmite algo cozido por um longo período em uma calda doce e cremosa.








No meu aniversário ganhei um livro que cobre todos esses requisitos. O livro é o Cozinha Natural Gourmet de Tatiana Cardoso. Composto por fotos lindas e receitas naturais capazes de derrubar qualquer picanha gordurosa de seu altar, o livro mostra que a culinária vegetariana não é aquela comida sem gosto e pouco criativa que algumas pessoas estão tão acostumadas. A Tatiana acrescenta: "Muito desse senso comum tem fundamento. Grande parte da culinária vegetariana praticada no Brasil está muito longe da boa gastronomia; ela parece ter sido concebida apenas para curar e nutrir. Nada de errado com isso, mas o que precisa de nutrição é não só o corpo, como também os sentidos." Preciso dizer que concordo completamente com ela?


Entre as receitas achei uma a qual sempre tive vontade de fazer: peras cozidas. Outras receitas desse tipo sempre usam o vinho tinto como base, tingindo a fruta com a cor vinho. Na receita da Tatiana, o melado é o ingrediente principal, dando à fruta uma coloração que combina mais com a pêra, a marrom. Coloquei meu toque pessoal adicionando além do cravo e da baunilha`a calda, um pedaço de canela em pau e uma pitada de sal para dar mais complexidade e cortar o doce do melado.

Uma boa idea é servir as peras com um pedaço de queijo Gorgonzola ou uma colher de Mascarpone (aquele queijo usado em tiramussús).

O resultado você confere nas fotos. Agora imagina esse post sem as fotos...



Pêra cozida no melado:

6 peras portuguesas maduras porém firmes, descascadas e com os cabinhos
1 xícara de vinho branco seco
1/2 xícara de melado
6 cravos-da-índia
2 xícaras de suco de maçã
1 pedaço pequeno de canela em pau
1 colher de sopa de essência de baunilha
1 pitada de sal


Numa panela coloque todos os ingredientes. Quando começar a ferver abaixe bem o fogo e cozinhe por quarenta minutos. Se a calda não cobrir as peras por inteiro, deite-as de lado e as vire depois de vinte minutos. Retire as peras da panela e as coloque em pratos individuais. Jogue o caldo por cima da fruta e sirva. Serve 6.

Um comentário:

  1. Adorei! Como adoro as suas receitas e os seus textos, são deliciosos tbm!!!

    ResponderExcluir