quarta-feira, 28 de julho de 2010

Geléia de morango e balsamico
























Eu passaria completamente desapercebido em uma feira entre compradores e vendedores gritando as suas ofertas ("vamo encher o saco freguesa!") se eu não estivesse segurando uma camera e tirando fotos.



A forma com que as pessoas se atraem pela máquina é bem curiosa: um vendedor me perguntou se eu era fotógrafo do Globo Rural e um menino fez até uma pose para eu fotografar, pedindo para ver como ele ficou na foto.



















Também por causa das fotos um casal de uma barraca puxou conversa comigo e me apresentou essa fruta bem diferente a qual nem me lembro o nome. Me deram a fruta de presente dizendo que era a preferida da Rainha da Índia. A Índia tem rainha? me perguntei. Podia ser papo de feirante mas fiquei bem curioso. A fruta é uma delícia, com doces gumos brancos que lembram o kiwi em sabor.







Depois de toda essa inspiração na feira mais interativa e interessante da minha vida, ouvi dizer que a bandeja de morangos estava R$ 1,50 pois já passava do meio dia e a feira já dera o que podia. Comprei duas bandejas e fui para casa pensar no que fazer com a fruta. Queria algo rápido que não fosse dar muito trabalho e ficasse pronto para um tira gosto mais tarde.

Já que eu ainda tinha um pedaço de bolo fubá na geladeira, resolvi fazer uma geléia de morango para complementa-lo. Mas eu não queria uma geléia simples como as que compramos em qualquer supermercado. Queria algo diferente e interessante. Aí lembrei de uma redução de vinagre balsamico que costumava fazer para acompanhar morangos frescos. A combinação é perfeita pois a fruta é doce e o molho de balsamico é bem ácido e espesso. Resolvi: vou adicionar vinagre balsamico à geléia de morango.


O resultado ficou fantástico e a receita não poderia ser mais fácil contando com somente três ingredientes: açúcar, morangos e vinagre balsamico. Já vi receitas que usam até três xícaras de açúcar o que tornaria a geléia doce demais; esta receita usa apenas uma xícara. O balsamico se escondia bem até eu adicionar uma pitada de sal para o vinagre mostrar sua leve acidez e sabor, cortando o açúcar. A geléia fica escura com pedaços ainda firmes da fruta. Não lembra nada a geléia que compramos por aí.


Geléia de morango e balsamico

2 xícaras de morangos cortados em 4 pedaços (1 bandeja grande)
1 xícara de açúcar
2 colheres de sopa de vinagre balsamico
1 pitada de sal

Coloque todos os ingredientes em uma panela com fogo alto. Quando levantar fervura abaixe o fogo e deixe cozinhar por dez minutos, mexendo de vem em quando. Com um socador de alho, amasse alguns pedaços de morango para engrossar a geléia. Espere esfriar e sirva. Faz uma xícara.



3 comentários:

  1. As fotos ficaram maravilhosas! AMEI, PERFEITO!!
    BJUS

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei! Quero mais! hahaha
    As fotos estão primorosas. :D

    ResponderExcluir
  3. A fruta em questão é o mangostin, popularmente chamado de mangostão. Existe ainda, e a sograda da minha irmã tem um é do falso mangostão. Tem a aparência de um pêssego, e imagina algo azedo, pra lá de tamarindo rsrs...mas é uma delícia. Fazemos suco, sorvetes e geléia.
    Abraços
    Giane Capato - São José do Rio Preto/SP

    ResponderExcluir