terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Doce de jaca com baunilha e gengibre

Nunca fui muito fã de jaca quando era mais novo, porém algo acontece com o nosso paladar quando crescemos, tornando-se mais tolerante à sabores mais exóticos e sofisticados. Além do mais há algo de grotesco com a aparência desta fruta que mais parece não querer ser saboreada.

O Léo me indicou uma ótima feira no Méier na Rua Galdino Pimentel , onde me deparei com essa fruta de casca camuflada de espinhos. É fácil descobrir que barraca da feira as jacas são vendidas: basta seguir o perfume (ou odor) que toma conta do ar. Comprei dois saquinhos e decidi fazer um doce com ela.

Não queria fazer o tradicional doce de jaca com açúcar e canela. Não seria a minha cara. Decidi então incrementa-lo com dois ingredientes que com certeza modificariam todo o resultado: a baunilha e o gengibre, já que a jaca é um fruto muito encontrado na Índia, Tailândia e Madagascar.

O Resultado ficou maravilhoso. A Dona Sandra, mãe do Léo, disse que foi o melhor doce de jaca que ela já experimentou. Aproveitem enquanto a fruta está na época!





















Ingredientes:

1 Kg de gomos de jaca sem sementes, cada gomo cortado em dois pedaços
1/2 Kg de açucar
1 1/2 copos de água
1 pedaço de canela em pau de mais ou menos 10 cm
2 cravos da Índia
1 fava de baunillha ou 2 colheres de chá de essência de baunilha
2 colheres de sopa de gengibre ralado
1 colher de chá de sal


Em uma panela grande adicione a água, o açucar, a canela, o cravo, sal, o gengibre e a baunilha (raspada ou a essência). Ligue o fogo e espere o açucar dissolver-se na água. Junte os pedaços de jaca e misture. Quando ferver, abaixe o fogo e misture de vez em quando por uma hora ou até atingir a consistência desejada. Sirva quente com sorvete de passas ao rum ou gelado. Serve 8.

6 comentários:

  1. Cara, a receita já é uma delícia de ler, fazer então deve ser um prazer mto bom.

    To indo pra MG amanhã, essencias já na bolsa, só falta a jaca.

    Abração e parabéns!

    Aproveitando o post, feliz Natal e um ótimo 2011!

    Valdir

    ResponderExcluir
  2. Valeu Valdir. Feliz Natal e divirta-se em Minas.

    ResponderExcluir
  3. Vou tentar fazer essa receita pois sou fã de jaca. Obrigada pela dica.
    Asamorena

    ResponderExcluir
  4. Valeu anônimo! Quando fizer a receita, quero saber como ficou.

    ResponderExcluir
  5. ola eu sou de Ponta Grossa la nao tem jACA mas atualmente moro em Paranagua e aqui tem muita jaca e eu nao gosto muito dela , vou fazer a sua receita para ver como fica quem sabe eu posso gostr mais ok
    Valdete.

    ResponderExcluir
  6. Amigo com qual tipo de jaca fica melhor????{ jaca dura, ou mole?} ou pode ser com qualquer uma? Vai do gosto neh? kkkk

    ResponderExcluir