Uma das técnicas que mais gosto de usar é o cozimento no bafo, que não pode ser confundida com o cozimento ao vapor. Abafar uma carne é uma verdadeira alquimia no que diz respeito à transformação que ela sofre neste processo de cozimento. Costelas cozidas no bafo são o exemplo perfeito de um corte de carne que sofre essa mudança radical: depois de algumas horas no forno ela se torna tão macia e caramelizada como um pedaço de doce, porém com uma textura e estrutura que só a carne de um animal pode ter.
Abafar um prato requer três processos: longo tempo de cozimento, temperatura média/baixa e o uso de algum líquido ou gordura sempre em contato com a carne, o que nos garante que ela simplesmente desmanche na boca e nunca resseque.
Os sabores dessa receita são incríveis por usar uma marinada que não só tempera a carne de um dia para o outro, mas também é nesse líquido que as costelas vão assar, o que concentra os sabores ainda mais. A complexidade de sabores vem de uma mistura de doce vindo do mel, cítrico e ácido do limão junto com o vinho, e os aromas das ervas. Depois de quarto horas sendo abafadas, tiramos o papel alumínio para caramelizar a parte superior das costelas onde as cebolas foram colocadas. Os ossos das costelas despencam, como se desistissem, cansados. As cebolas que cobrem o prato fritam e ficam adocicadas. A carne, bem a carne despensa o uso da faca.
costela agridoce no bafo:
1 kg de costela suína
suco de 3 laranjas
suco de meio limão
3 coleres de sopa de mel
250 ml de vinho branco seco
1 cebola grande picada fina
3 dentes de alho com a casca
alecrim e orégano a gosto
sal e pimenta a gosto
prepare a marinara um dia antes: disponha as costela inteiras em uma forma. adicione o vinho, os sucos de limão e laranja. junto ao vinho, coloque os dentes de alho inteiros. na parte de cima das costelas coloque o sal, pimenta, as ervas, o mel e por último as cebolas.
no dia seguinte preaqueça o forno a 200 graus celsius, cubra as costelas com papel alumínio e asse por 4 horas, regando as costelas com o líquido de hora em hora. retire o papael alumínio, aumente a temperatura para 250 graus e doure as costelas até ficarem caramelizadas por cima. serve 4.
Share
Eu adoro!!! Adorei a foto a composição tá ótima!
ResponderExcluirParabéns! :D
Olá!
ResponderExcluirVim conhecer o blog e adorei! As receitas são óptimas, as fotos lindas e o modo de servir este bolo por exemplo é muito original!
Parabéns!