A primeira lembrança que eu tenho quando eu comecei a cozinhar e fazer doces é de quando eu assava misturas de bolos de caixa em que era somente necessário adicionar óleo e água à massa. Para ser sincero eles não eram de nada ruins, mas não conseguem nem chegar aos pés desta receita de brownie.
Brownies são uma mistura de bolo com cookie. Uma perfeita combinação de chocolate, manteiga e ovos que juntos formam um bolo umedecido com uma textura super macia que sempre me leva a loucura.
Esse bolo, que como o nome remete é bem americano, alcança a perfeição pela pouca quantidade de farinha que o deixa macio, a falta de fermento que não o deixa crescer formando uma camada interior ligeiramente crua, e as nozes que trazem a crocância em contraste com a consistência macia do bolo.
Outra característica que eu adoro neste brownie é a crosta fina e craquelada que se forma em sua superfície como uma casca protetora.
Um truque que eu uso quando trabalho com chocolate é adicionar café solúvel. O café acentua os tons amargos e torrados do chocolate, intensificando seu sabor. O que já era bom, fica quase indecente.
Brownie:
1 tablete de margarina ou manteiga, cortada em cubos
1 barra de chocolate meio amargo de 170 gramas, picado
1 xícara e meia de açucar
3 ovos
1/4 de xícara de cacau em pó
1/2 colher de chá de sal
1/2 xícara e 2 colheres de sopa de farinha
1 colher de chá de essência de baunilha
1 colher de chá de café solúvel
Pré aqueça o forno a 180 graus (forno médio). Forre um tabuleiro de 30cm de comprimento com papel manteiga. Derreta a manteiga e o chocolate picado em banho maria. Desligue o fogo e adicione o açúcar e misture. Adicione os ovos, um de cada vez, misturando-os à massa. Junte o cacau em pó, o sal e a farinha até criar uma mistura homogênea.
Despeje a massa no tabuleiro. Asse por 30 minutos, ou até um palito sair com apenas farelos úmidos quando inserido no meio do brownie. Deixe esfriar antes de partir.